Adsense Cabeçalho

A inocência cativante de 'O Falcão Manteiga de Amendoim' | 2019

NOTA 9.0

Por Rogério Machado

Filmes como o infelizmente inédito no Brasil, 'The Peanut Butter Falcon' (título original), são pequenas joias que se navegam na imensidão de produções independentes que não conseguem distribuição, e portanto se perdem entre o lançamento mundial e a possível aquisição das plataformas de streaming. O filme da dupla Tyler Nilson e Mike Schwartz , que também assina o roteiro, foi o grande vencedor  do prêmio do público no Festival SXSW (South by Southwest) e ganhou rápido a crítica especializada, chegando a quase 100% no conceituado Rotten Tomatoes. 


Nessa doce história conheceremos Zak (Zachary Gottsagen) , um jovem com Síndrome de Down que foge do asilo onde foi colocado, para partir em busca da escola de Wrestling do famoso Capitão Salgadão, seu ídolo das lutas livres. Esse sonho foi alimentado por anos através de fitas VHS que ele assiste repetidas vezes para tentar aprender os golpes. Nessa jornada, ele conhece Tyler (Shia LaBeouf) , um homem que está fugindo de alguns pescadores ilegais, depois de colocar fogo no equipamento deles. Tyler precisa sumir do mapa rapidamente, e aceita ajudar Zak a viajar até a cidade onde está a escola de luta livre.

Quem os alcança é Eleanor (Dakota Johnson), responsável por Zak no asilo. Ela deixa de lado seu objetivo inicial de levar o interno de volta quando Tyler a convence que essa oportunidade de vivenciar a realidade fora das proteções do asilo será saudável para ele. Assim, os três partem para a cidade onde se encontra a escola, mas os homens que perseguem Tyler ainda estarão no encalço dele para se vingar.

O longa equilibra o mesmo nível de doçura e ação. São diversas sequências em que o roteiro aposta na tensão de Tyler e seu medo de ser encontrado e em possíveis embates ocasionais com seus perseguidores, assim como também dá foco à essa linda amizade que surge entre ele e o jovem Zack (abro aqui um parêntese para ressalvar a brilhante performance do jovem Gottsagen), com diversos momentos de alta sensibilidade, tudo com muito lirismo. A interação dos protagonistas é impecável, mas o mesmo não se pode dizer quando Eleonor cai de paraquedas na jornada. Esse terceiro elemento funciona com um adereço sem força, mas ao mesmo necessário para que a trama feche seu ciclo. 

'O Falcão Manteiga de Amendoim' (em tradução literal) é uma aventura leve e divertida que conquista ainda nos primeiros minutos, não só pela empatia com o elenco, mas sobretudo pela mensagem de inclusão social e a celebração à inocência.


Super Vale Ver !


Nenhum comentário