Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Nossas Noites' (2017)

NOTA 8.0

Por Karina Massud @cinemassud 


Existe idade para amar ou recomeçar? A resposta é NÃO, sempre é tempo, deixemos de lado os preconceitos sociais bobos e recalques indigestos.

“Nossas Noites” (Our Souls at Night), produção original da Netflix baseada no romance homônimo de Kent Haruf, fala sobre esse encontro de almas, o amor, sobretudo amizade e recomeço na terceira idade.



Addie (Jane Fonda) é uma viúva que cansou da solidão e de passar as noites insone . Ela tem então a ideia de convidar Louis (Robert Redford), seu vizinho também viúvo, para dormir com ela, dormir literalmente, nada de sexo, apenas companhia para espantar a solidão à noite, que é quando ela mais aperta.

Que delícia ver a dupla Jane Fonda e Robert Redford, dois medalhões do cinema que hoje podem se dar ao luxo de fazer filmes despretensiosos, comédias românticas leves pra ver com a família, sem por isso deixar de nos brindar com interpretações emocionantes. Ambos octogenários mas em plena forma física e talento tinindo. Eles formam um trio encantador com o fofíssimo ator mirim Ian Armitage (da nova série “Young Sheldon”), que faz o neto de Addie que vai passar as férias de primavera com a avó. Juntos eles acampam, brincam, adotam um amigo e reaprendem como é bom viver novamente em família.

Eles aos poucos se conhecem, contando suas vidas, exorcizando seus traumas, erros e culpas do passado. Addie, pela tragédia que levou sua filha e Louis, por ter tido uma amante que por um tempo destruiu seu casamento. Intimidade e cumplicidade vão sendo construídas de maneira invertida do que usualmente acontece. É claro que essa união provoca fofocas, falatório e muita inveja na pequena comunidade onde vivem, onde as pessoas se acham no direito de julgar e comandar a vida alheia. (isso deve soar familiar a muitos)

Sem grandes arroubos de paixão ou drama, eles lidam de forma leve com os pequenos entraves, como uma perna quebrada e os problemas com os filhos.

O simples fato de dormirem juntos parece dar um up na vida de ambos, que ficaram meio estagnados na vida depois da viuvez. Louis ainda usa sua aliança, faz tudo sempre igual, encontra com os amigos na cafeteria pela manhã, janta o mesmo prato e usa as mesmas camisas xadrezes. Eddie também vive meio perdida depois da viuvez, arrumando e cozinhando sem ter pra quem.

Serenidade, maturidade, beleza e lições de vida nos deliciosos diálogos entre os protagonistas, que sempre mostram o quanto a longevidade traz sabedoria e outra perspectiva diante de fatos da vida que antes pareciam um bicho de sete cabeças intransponível.

Um filme modesto mas tocante, focado nos diálogos que são uma lição de vida e nas belas interpretações de todo o elenco. Uma história de amizade que se transforma em amor (e existe coisa melhor?) e companheirismo maduro. 


Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Ritesh Batra

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Scott Neustadter, Michael H. Weber
Produção: Robert Redford, Erin Simms, Finola Dwyer
Fotografia: Stephen Goldblatt
Estúdio:  Netflix
Distribuidora: Netflix

ELENCO 

Robert Redford, Jane Fonda, Matthias Schoenaerts, Judy Greer, Bruce Dern, Iain Armitage

Nenhum comentário