Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Dia do Atentado' - 2017

NOTA 8.0 



Ainda consigo me lembrar do som da manchete naquele 15 de abril de 2013 quando o noticiário entrava em caráter extraordinário para informar sobre o atentado que matou três pessoas e feriu outras 264 na 117ª  Maratona de Boston, a mais antiga nesse tipo de competição em solo americano. 'O Dia do Atentado', que passou pelos cinemas brasileiros em maio passado, narra esse terrível momento na vida de milhares de americanos. 


O filme baseado nessa atentado, acompanha o drama de um grupo formado pelo Sargento da Polícia Tommy Saunders (Mark Wahlberg), o Agente Especial Richard Deslauries (Kevin Bacon), o Comissário da Polícia Ed Davis (John Goodman), o Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) e a enfermeira Carol Saunders (Michelle Monaghan) que se unem aos bravos sobreviventes da tragédia para identificar e capturar os responsáveis pelo ataque terrorista antes que eles pudessem fazer novas vítimas.

'Patriots Day' (título no original)não foi bem nas bilheterias americanas e ainda foi mal de crítica, aqui no Brasil o filme teve uma estreia tímida e não ficou muito tempo em cartaz. Talvez por conta do tom assumidamente patriótico do longa, a começar do título.  É bem verdade que isso incomoda em certos momentos, até porque a fórmula já está ligeiramente 'cansada' dentro do cinema, porém, é preciso abstrair essa linguagem - por vezes lugar comum nesse tipo de produção- para perceber todos os outros atributos do filme. 

A começar dos aspectos técnicos, o longa é praticamente irretocável: a direção de Peter Berg (que já havia trabalhado com Wahlberg em 'O Grande Herói' -2013 e 'Horizonte Profundo' - 2016) preza o realismo nas cenas, a começar do momento da explosão. A sacada de mostrar os impactos sentidos como se fossem as câmeras caseiras presentes na maratona foi genial, assim como todas câmeras dos estabelecimentos durante a caça dos terroristas e as cenas de perseguição e tiroteios até o desfecho da trama. 

O elenco é outro ponto alto, afinal ter Bacon, Simmons e Goodman no mesmo trabalho não é pra qualquer produção. 'O Dia do Atentado' repete sim a fórmula, contudo, muito além do rigor técnico, a produção transpira sensibilidade e respeito pelos sobreviventes, e acaba se tornando uma bela homenagem por todos aqueles que se envolveram positivamente nas horas que sucederam o atendado.





Vale Ver ! 



Nenhum comentário