Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Jogo do Dinheiro' - 2016

NOTA 7.9


Jodie Foster, atriz que dispensa apresentações,  se aventurou na direção pela primeira vez em 1991 com o sensível 'Mentes que Brilham'. De lá pra cá , não foram muitos trabalhos por trás das câmeras , mas todos muito felizes eu diria. Agora ela está de volta no comando de 'Jogo do Dinheiro'.  O filme que estreou no Brasil em maio ,  é um thriller repleto de suspense,  onde Foster explora um gênero diferente dos últimos aos quais dirigiu. 

No longa George Clooney é Lee Gates,  o apresentador do programa de TV "Money Monster", onde dá dicas sobre o mercado financeiro mesclando com performances típicas de um popstar. Um dia, um desconhecido (Jack O'Connell) invade o programa exatamente quando ele está sendo gravado e, com um revólver, obriga Lee a vestir um colete repleto de explosivos. Patty Fenn (Julia Roberts), a produtora do programa, imediatamente ordena que o mesmo saia do ar, mas o invasor exige que ele permaneça ao vivo, caso contrário matará Lee. Assim acontece e, a partir de então, tem início uma investigação incessante para descobrir quem é o sequestrador e algum meio de salvar todos os que permanecem no estúdio. Paralelamente, a audiência do programa sobe sem parar e todos passam a acompanhar o que acontecerá com o apresentador.

Foster fez sim um bom trabalho,  mas o roteiro de Jim Kouf realmente não colabora. Sinto como se estivesse em uma gangorra, em certos momentos a história cresce e em outros , despenca. Contudo, mesmo com a instabilidade do roteiro, o recado é dado :  em tempos onde a mídia e os noticiários muitas vezes manipulam a verdade , aqui é a verdade que conduz a mídia.  A verdade,  que deveria ser a razão de ser de quem está a frente da notícia , volta a ser o centro das atenções. Nesse ponto,  o filme funciona brilhantemente e é onde a direção de Foster se mostra mais eficiente ainda. 

A parceria entre Julia Roberts e George Clooney vem de longa data: os dois estrelaram juntos 'Onze Homens e um Segredo', ' Confissões de uma Mente Perigosa' e 'Doze Homens e Outro Segredo'. Nesse, vale uma curiosidade : Por razões de agenda, os atores protagonistas pouco se encontraram no set de filmagens. A maioria das cenas em que eles contracenam foi gravada usando recursos digitais para realocar o ator na cena final. 

Em suma,  'Money Monster' (brilhante título original por sinal) tem uma característica imprescindível para o gênero : ele é caloroso e atrai a atenção. Num suspense ,  convenhamos,   se não deixa a gente preso na cadeira,  não vale,  e mesmo com os 'vai e vens' do roteiro, o longa cumpre seu papel a contento.  







Vale Ver ! 




Nenhum comentário