Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Midnight Special' - 2016

NOTA 9.0


'Acreditar é o primeiro passo para extinguir o medo...'  
Nem precisa fazer muita força para saber que essa é, com toda certeza, a maior mensagem que 'Midnight Special' quer passar para o espectador. Essa ficção científica eletrizante, estreou nos E.U.A alguns meses, mas ainda não tem previsão de estreia oficial por aqui e nem título em português. 


Na história vamos conhecer Alton (Jaeden Lieberher) , um garoto de oito anos que possui poderes especiais que o impedem de sair à luz do dia. Ele foi criado no Rancho, um local povoado por religiosos extremistas que acreditam que ele salvará a todos em um dia previsto por eles em que a destruição chegará ao planeta. Quando a data prevista se aproxima, seu pai Roy (Michael Shannon) e um amigo, Lucas (Joel Edgerton), sequestram o menino. Junta-se a eles, Sarah (Kirsten Dunst) sua mãe. Tem início então, uma fuga desesperada, onde o trio precisa escapar dos enviados pelo Rancho, da polícia local e também do FBI, que acompanha atentamente a situação através do agente Paul Sevier (Adam Driver).

Jeff Nichols, (do ótimo 'Amor Bandido -2012) na direção, repete a parceria com Michael Shannon,  os dois haviam trabalhado juntos em 'O Abrigo' (2011) e já dá pra dizer que essa parceria é 'pé quente'. Mais uma vez Nichols acerta em cheio ao fazer a junção de dois temas completamente opostos: fanatismo religioso x fantasia.  A princípio parecem ser temas que se repelem , mas dentro do argumento trabalhado, nos vem à mente:  como é que não fizeram isso antes?  

O roteiro é de cara o grande destaque do filme. Ouso dizer que em se tratando de ficção científica com traços tão humanos,  não via nada tão genial desde o icônico 'E.T - O Extraterrestre'. Parece exagero, mas não é.... é claro que os tempos são outros e de forma alguma quero criar uma comparação entre o clássico com o filme de Nichols, mas em linhas gerais o que quero dizer é que para os dias de hoje, onde existem várias produções do gênero super descartáveis, 'Midnight Special'  chega com um sopro novo: mescla sentimentos verdadeiros, como o amor de um pai pelo seu filho, com o lado frio dos efeitos em CGI (computação gráfica) , além das perseguições e vários momentos de suspense super bacanas.

Nichols, que ficou à cargo também do roteiro,   sem sombra de dúvida elevou o nível dos filmes do gênero dessa geração. Criou uma pequena obra prima que se mantém simplesmente por um bom argumento ,  de um gênero explorado muitas vezes por ideias sem força e com fundamentos explicados apenas na superfície.



 
Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário