Adsense Cabeçalho

Dica do Papo ! 'Garotos' - 2014

Nossa dica cinéfila nem é tão antiga assim... a sugestão de hoje fica por conta de um filme de 2014 que também entra para o hall de bons filmes no gênero LGBT  (peraí , LGBT é um gênero ?!).  Enfim,  seja gênero ou qualquer outra coisa,  o fato é que 'Garotos', longa que aborda o tema,  é recomendado claro, para quem aprecia esse tipo de filme. 


Eis a sinopse:  

Na história Sieger (Gijs Blom), é um esportista de 15 anos que está treinando para o campeonato nacional de revezamento quando o imprevisível Marc (Ko Zandvliet) passa a integrar a equipe de maratonistas. Os dois ficam amigos e Sieger desenvolve fortes sentimentos pelo amigo, até descobrir que Marc também está apaixonado por ele. Cheio de problemas familiares, Sieger acha cada vez mais difícil manter segredo sobre essa paixão que foge aos padrões impostos pela sociedade. 


Em alguns momentos, vamos perceber ligeiras semelhanças com ' Hoje Eu Quero Voltar Sozinho':  ambos adolescentes que fazem atividades diárias juntos (no filme em questão, esportivas) e se descobrem apaixonados, cada um a seu tempo sem que o outro saiba disso. Algumas cenas também nos farão lembrar do longa nacional citado, mas a direção acaba focando na dúvida de um dos garotos em se aceitar, tentando se afirmar para os amigos e o irmão, buscando um 'rolinho' com uma garota da escola. O filme segue leve, sem fazer muito drama em cima dessa dúvida recorrente nesse tipo de história, mas é justamente esse o grande barato do filme,  fugir do tal 'mais do mesmo' e apostar no lado 'fácil' da história. Pra que fazer de tudo um drama, né?  

Não há homofobia latente guiando o medo da escolha, mas uma tensão que pode indicar preconceito mesmo na libertária Holanda – muito longe das manifestações de ignorância que assistimos todos os dias nas páginas dos jornais ou em 'programas espirra sangue' no Brasil. Há luz e sombra na vida dos personagens. Quando está com a garota em jogos sociais, quase sempre é dia (exceção para a ótima cena de ciúmes no parque de diversões). Mas quando não resiste ao desejo pelo desconhecido e se entrega aos beijos de Marc, quase sempre é noite. Não há erotização exacerbada. Não há sexo. O filme é meigo, sutil...



'Jongens', no original, é uma produção holandesa e aborda delicadamente a descoberta da homossexualidade na adolescência, fase da vida em que os hormônios estão aos picos, mas que mesmo assim dá lugar ao lúdico no desenvolvimento da história. Os momentos de intimidade entre os protagonistas usa enquadramentos de muito bom gosto.  Não há dúvidas de que todos os detalhes que fazem a diferença nessa película, se deve a sensível direção de Mischa Kamp, que inclusive estreia sua carreira nesse trabalho. 

Taí uma boa sugestão.... então cata logo essa dica e corre pra ver!






'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'

Um comentário:

  1. Adorei!Quero assistir! Manda o link pra mim baixar!
    Muito boa a sua crítica. Cada dia que passa você fica melhor em video e na escrita. Torço por você e continue escrevendo para o MeDiz. Obrigado!

    ResponderExcluir