Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Tangerina' - 2016

NOTA 8.7


'Tangerine' , filme totalmente independente e festejado em vários festivais (eleita a melhor ficção de temática LGBT no último Festival do Rio), mostra que com uma câmera na mão (aliás,  na verdade três aparelhos iPhones 5s) e uma ideia na cabeça ,é possível se fazer cinema. A ideia arriscada ,mas sobretudo original, chama atenção pela verdade inserida em todo contexto. 



Na história , a prostituta transexual Sin-Dee  (Kitana Kiki Rodriguez) passou 28 dias na cadeia e quando sai ela decide terminar com Chester,
seu namorado (James Ransone) . Mas o que ela não esperava era a revelação da amiga Alexandra (Mya Taylor) , que lhe diz que o rapaz está a traindo e Sin-Dee fica possessa. Ela então parte atrás da amante dele,  e vai procurando briga por onde passa para descobrir o paradeiro do traidor.  

Não ,você não leu errado lá na nossa introdução: o filme foi sim todo gravado em três telefones. A audácia do projeto acabou por atraindo atenção e o filme acabou se tornando o queridinho na temporada de premiações. E mais,  na ocasião a Magnólia Pictures, distribuidora do filme, iniciou uma campanha para que as atrizes-travestis entrassem no páreo para as categorias atriz e atriz coadjuvante do Oscar.  É claro que no fim das contas isso não aconteceu , mas não por falta de mérito, definitivamente não parecemos estar diante de iniciantes, tanto Mya quanto Kitana demonstram muita naturalidade e intimidade com as câmeras. 

No 'frigir dos ovos', a história não soa assim tão original e a narrativa se torna até um tanto quanto repetitiva, mas é inegável a indefectível construção dos personagens e do universo deles.Passado na véspera de natal ,à medida em que o dia avança, a trama aparentemente ingênua vai ganhando contorno de análise social (sem nenhum tipo de tom professoral, diga-se). Do preconceito sexual ao comportamento do imigrante, há um quê de melancolia no ótimo clímax. 

Ao final da história ,ficamos pensando o porque do título: talvez seja pelo 'alaranjado' do céu de Los Angeles ( lugar onde a trama de passa) que dão um tom dourado pra película, além de propiciar um clima interessante para o sexo por dinheiro ou casual, mesmo durante o dia. O filme foi dirigido por Sean Baker e estreou no Brasil em fevereiro , em breve deve chegar às  locadoras mas já pode ser encontrado pra download.


Vale Ver ! 




Nenhum comentário