Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Pais e Filhas' - 2016

NOTA 9.0


'O quão difícil deve ser dar amor, se todo amor nos foi tirado ... '

Essa frase foi a primeira coisa que nos veio à mente antes de discorrer sobre 'Pais e Filhas', drama que chega às salas de cinema essa semana . O filme além de ter um elenco estelar,  aborda de forma singela e objetiva o relacionamento entre um pai e sua filha. Tipo de história pouco comum no cinema... e é aí que de cara ,o longa sai ganhando. 

Na história Russe Crowe vive o escritor Jake Davis. Brilhante na carreira, ele até chegou a ser reconhecido com o prêmio Pulitzer de literatura. Mas a vida pessoal fica em frangalhos quando após um acidente , ele se descobre com sérias complicações psicológicas. (algo parecido com  alzheimer). Consequentemente, a relação com a filha, Katie (Amanda Seyfried) , fica abalada.  Mais de 20 anos depois, ela ainda luta para lidar com o que sofreu no passado por causa do pai.


O italiano Gabrielle Muccino tem experiência em histórias 'pra fazer chorar':  é só lembrar do lindíssimo 'A Procura da Felicidade' (2006) estrelado por Will Smith. É bem verdade que o roteiro parece pesar a mão em algumas cenas só pra 'colher lágrimas' da plateia, mas mesmo essa falha ficando latente aos olhos mais observadores, existem outros muitos bons motivos para apreciar essa experiência cinematográfica. A começar da força dramática das três histórias que permeiam a produção... Todas tem algo a dizer e uma boa mensagem a passar.  

Outra boa sacada da direção é a excelente montagem, que cria uma linha temporal que não se preocupa com cronologia e que por sua vez ,deixa a história mais atraente e excitante. Mesmo sendo um drama, o filme não vai entregando tudo de cara, vai liberando aos poucos os meandros da trama até que ao final, tudo fica no seu devido lugar

Mesmo num roteiro simplório,  os personagens se destacam de maneira grandiosa,  e é evidente que o mais interessante deles é Katie , que além de encabeçar e absorver o drama do passado que é o ponto de partida do longa,  ainda convive com outros dois infortúnios nos dias atuais:  um na  vida pessoal e outro na profissional. O filme ainda conta com nomes como Jane Fonda,  Aaron Paul (de 'Breaking Bad'), Octavia Spencer ,  Diane Krueger e a atriz mirim de nome impronunciável Quvenzhané Wallis, indicada ao Oscar de melhor atriz em 2013 pelo filme 'Indomável Sonhadora'.

Portanto , prepare o lencinho antes da sessão pois você vai precisar. 


Super Vale Ver ! 







Nenhum comentário