Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Dois Amigos' - 2015

NOTA 9.0


Todo mundo sabe que relacionamentos em algum momento podem se desgastar...  
Isso não é novidade pra ninguém.  Seja no amor ou na amizade , as diferenças e brigas podem fragilizar seja qual sentimento for.  Em específico no longa dirigido e estrelado pelo celebrado Loius Garrel, no meio de tudo isso existe uma mulher , motivo de sobra pra todo caos se intensificar. 


No longa Clément (Vincent Macaigne) é um ator fracassado, que trabalha como figurante em filmes. Ele está perdidamente apaixonado por Mona (Golshifteh Farahani), que trabalha em uma lanchonete na estação de trem. Como a mulher não se interessa por ele, Clément pede ajuda ao melhor amigo, Abel (Louis Garrel), para conquistá-la. Este frentista não tem muita simpatia por Mona, mas ao longo de três dias, passa a conhecê-la melhor, e inevitavelmente  também se apaixona por ela.

Ah  , os filmes franceses ... sobretudo as comédias funcionam em todos os momentos.
Mas acaso você esteja meio pra baixo , elas funcionam melhor que anti-depressivo. Principalmente nesse filme,  desafiamos você a assistir sem sorrir,  sem se empolgar. 
O mais interessante na condução de Garrel é que ele não nos faz escolher um lado, ter um preterido e sim aproveitar os deliciosos momentos que várias das cenas proporcionam: desde confissões libidinosas dentro de uma igreja cheia de beatas até passos coreografados e cheios de expressão em uma situação improvável. O lirismo está em cada cantinho da tela.  

Estamos muito acostumados à associar o sentimento amoroso e o 'sofrer por amor' ao universo feminino,  aqui este paradigma é totalmente lançado por terra ao confrontar uma amizade baseada em carências comuns com a força de uma mulher independente e que ainda por cima tem segredos a esconder. De um lado a ingenuidade de um homem apaixonado,  do outro uma mulher que tem certeza que amor é tudo que ela não precisa e ainda uma terceira pessoa tentando esconder esse sentimento para preservar essa tal amizade.  É ou não é receita infalível para uma ótima história ?  


Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário