Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Tudo Que Aprendemos Juntos' - 2015

NOTA 8.3

' Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina....'  (Cora Coralina)
                                                                                                           
....E dizemos mais : Feliz aquele que faz desse aprendizado uma razão pra viver. Pode parecer medíocre demais , mas é justamente isso que aprenderemos ao assistir à esse belo exemplo de como se fazer um bom filme nacional.


Nessa inspiradora história Lázaro Ramos vive Laerte ,  um violinista que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo (mais precisamente em Heliópolis). Lá descobre um garoto com talento excepcional e por meio da música faz com que ele abandone o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida.

Sonhos quebrados... sonhos...música.. esperança.. sonhos quebrados de novo. 
Assim é a realidade dessa comunidade que o filme retrata,  e que na verdade é inspirada em um drama verídico : 'Tudo que Aprendemos Juntos' é baseado na história do maestro Silvio Bacarelli e também na peça Acorda Brasil de Antonio Ermírio de Moraes. O filme que parece que vai cair no velho clichê do drama social , felizmente sai ileso desse sacrilégio e constrói uma história que mexe com o espectador , mas sem apelar para a pieguice e o sentimentalismo barato. 

Lázaro Ramos é um grande ator, isso não dá pra questionar, mas é o elenco adolescente quem dá o recado. Eles inclusive tiveram 1 ano de aulas com instrumentos e preparação com a tarimbada preparadora de elenco Fátima Toledo para passar verdade nas cenas.     E conseguiram, nada do que vemos soa 'fake' ou ensaiado demais e esse é sem dúvidas mais um dos grandes atrativos dessa excelente obra do nosso cinema. 

Vale Ver ! 








Nenhum comentário