Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! 'Quase Famosos' - 2000

' Me mostre alguém que disse que não quer ser popular e eu te mostro um medroso...estudei toda a história da música e na maioria das vezes ser popular é melhor.  É mais seguro dizer que popularidade é um saco, assim você pode se perdoar por ser um chato ...e eu , eu não me perdoo... e você ? '

Acreditamos que a frase acima citada ao longo dessa história , seja a tônica que rege a trama e a dica de hoje é desse filme emblemático lançado nos anos 2000, que acompanhava a tour de uma banda fictícia de nome 'Stillwater', aliás ,  descobrimos que a banda não é tão fictícia assim : a banda realmente existiu nos anos 70 e na verdade o uso do nome foi uma homenagem à ela por parte do diretor. 


Pega a sinopse : 

Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana 'Rolling Stone', para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

Cameron Crowe , o diretor deste longa,  é na verdade um cineasta apaixonado pelo rock e  já havia demonstrado seu apreço por ele em Vida de Solteiro (Singles), de 1992, cuja narrativa se passa em Seattle, durante o auge do movimento Grunge, com aparições de bandas como Alice In Chains, Soundgarden e Pearl Jam (esta última acabou ganhando um documentário em 2011 pelas mãos do próprio Crowe, Pearl Jam Twenty, ou simplesmente PJ20). Porém, em Quase Famosos, é absurdamente notável o quanto o coração de Crowe está presente em cada quadro, cada linha de diálogo e canção selecionada.

O elenco reunido :  entre eles, Billy Crudup, Kate Hudson, Jason Lee, Anna Paquin, Fairuza Balk e Patrick Fugit

O filme na verdade funciona como uma semi-autobiografia cinematográfica pois Crowe foi editor contribuinte da revista Rolling Stone,  para a qual ainda escreve com certa frequência.  O longa tem planos abertos e vivos,  e dá espaço para todo elenco brilhar, muito embora os destaques fiquem por conta de Frances Mcdormand ,  Kate Hudson e o saudoso Philip Seymour Hoffman.

Ainda não viu ?  Então não perca tempo, estamos diante de uma das pérolas da década passada.  O filme tem uma edição estendida e é ela que recomendamos aqui. 


'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.' 


(Fonte de pesquisa :  Site whiplash.net e Wikipédia*)




Nenhum comentário